Geração DUX 2018 – Módulo 2

Nos dias 14, 15 e 16 de maio realizamos o segundo encontro do DUX 2018, que teve como tema norteador as formas de organização e protagonismo na sociedade civil. Confira as principais atividades e convidados do módulo.

 

Oficina de negociação com a professora Maria Regina Xausa: Atua há mais de 25 anos formação de Negociadores. Foi coordenadora do Mba em Negociação da Unisinos. Professora de Negociação há 20 anos, tendo ministrado aulas em Mbas de diferentes instituições: Fundação Getúlio Vargas/FGV, IBGEN, UNESC, UNIPLAC, Ftec, ESPM/RS e PUCRS. É Consultora Internacional da UNESCO e Diretora da Voo Certo Treinamento e Desenvolvimento, atuando junto a grupos públicos e privados. É Mestre em Administração/UFRGS, Especialista em Psicologia Organizacional e Psicóloga/PUCRS e possui Credenciamento em Fatores Humanos e Investigação e Acidentes/CENIPA. Foi  Gerente de Treinamento da VARIG SA no RS por 13 anos. É autora do livro Negociação ao Alcance de Todos. (Ed.Unisinos, 2014),  palestrante e  autora de publicações técnicas na área, tendo atuado como comentarista, por 15 anos, do Programa Guerrilheiros da Notícia na Rádio e TV Guaíba e, posteriormente, na Rede PampaRecebeu 8 troféus e 2 condecorações nacionais por relevantes serviços prestados  à Nação.

 

Palestra “O processo de participação e protagonismo da sociedade brasileira”, com  Léo Voigt:  Sociólogo e Mestre em Ciência Política pela UFRGS. Foi presidente da Cruz Vermelha Brasileira/RS, diretor da Fundação Maurício Sirotsky e do Instituto Vonpar e presidente do GIFE (Grupo de Institutos, Fundações e Empresas). Coordenou a Política de Proteção à Infância na Prefeitura Municipal de Porto Alegre de 2005 a 2007. Sócio-diretor da Cooperativa Mãos Verdes, que atua em projetos de gestão de resíduos  com inclusão social, e diretor-presidente da Fundação Gerações.

 

Apresentação de cases sobre práticas de incidência social e política, com Carolina Soares (Minha Porto Alegre),  Diza Gonzaga (Fundação Thiago Gonzaga) e Julio Ritta (Cozinheiros do Bem):

Carolina Soares, a Sosô, é psicopedagoga e pedagoga pós-graduada em Educação Inclusiva, Acompanhamento Terapêutico e Orientação e Supervisão Escolar. Co-fundadora do Minha Porto Alegre,  rede que conecta pessoas para a construção de um processo mais participativo das tomadas de decisão de interesse público da cidade. O Minha Porto Alegre integra a Rede Nossas Cidades, que surgiu em 2011 no Rio de Janeiro.

Diza Gonzaga formou-se em arquitetura, profissão que exerceu até a criação da Fundação Thiago de Moraes Gonzaga em maio de 1996.  Em sua trajetória como presidente voluntária da Fundação, Diza tornou-se uma ‘especialista’ na preservação da vida tendo diversos artigos publicados sobre legislação, educação e a valorização da vida no trânsito.Casada com o professor Régis Gonzaga, tem seis filhos, Larissa, Carolina, Paula, Gérson e Vicente, e é mãe de Thiago de Moraes Gonzaga, que inspirou a criação da Fundação que leva o seu nome.

Julio Ritta é o idealizador do Cozinheiros do Bem-Food Fighters, coletivo independente sem ligações políticas ou religiosas que mais ajuda pessoas em situação de rua no Brasil. Em 2016 foi eleito pela Google e pela Pirelli entre os 15 brasileiros que mudaram para melhor o País no projeto Braços Abertos.
Julio vendeu seu restaurante em 2016 pra tocar o projeto que hoje distribui mais de 15 toneladas por mês para pessoas em situação de rua além de apadrinhar 5 instituições com mais 10 toneladas mês.
Adepto à filosofia africana UBUNTU (sou quem sou porque somos todos nós) Julio hoje viaja o país palestrando e levando a solução para o combate a fome mundial para escolas e universidades.

 

 

Comments are closed.