Geração DUX inicia atividades com palestra de Oswaldo Oliveira

A primeira turma do Programa Geração DUX – Lideranças Inspiradoras iniciou as atividades do programa no dia 17 de março  no Centro de Eventos CIEE, em Porto Alegre. O primeiro módulo contou com uma palestra aberta do economista Oswaldo Oliveira sobre a sociedade em rede e as novas formas de organização econômica e empreendedorismo.
Aos futuros líderes, o economista e desenvolvedor de projetos inovadores ensinou que “quem se propõe a ser líder tem de se preparar para a dor da transformação e para auxiliar as pessoas nessa caminhada”.

Para Oswaldo Oliveira, ser líder é usar o próprio poder para empoderar os outros. Segundo ele, o grande desafio atual é da integração e da atuação em rede porque obriga a lidar com resultados inesperados, saindo da zona de conforto.

O programa da Fundação Gerações ocorrerá até dezembro de 2016 e tem 25 participantes. O foco é o desenvolvimento de jovens lideranças e conta com o apoio do CIEE-RS.  O diretor executivo da Fundação, Léo Voigt, destacou a importância da renovação do protagonismo proposta pelo Geração DUX.

“Em circunstâncias e dinâmicas como vivemos, de mudanças intensas, crise de paradigmas e grandes avanços tecnológicos, as sociedades obtém conquistas há muito desejáveis, porém também produzem efeitos imprevistos e com risco. Para gerir processos complexos e compreender o que se passa; para estar atento a valores e comportamentos que serão importantes no futuro, o caminho mais seguro é produzir com as gerações jovens o senso de oportunidade com prudência. A Geração Dux está investindo nos gestores de hoje e do futuro, que irão intervir em processos locais, regionais e coletivos. Com eles constrói-se as melhores possibilidades”.
O gestor de Relações Institucionais do CIEE-RS, Cláudio Inácio Bins, ao saudar os jovens lembrou que o CIEE se identifica com os propósitos do programa Geração DUX,  pois também trabalha com a capacitação e contribui para a formação cidadã dos jovens.

O programa é dividido em dez encontros e cada um é formado por palestras, workshops, dinâmicas em grupo e visitação a empresas e instituições. Os encontros serão realizados em Porto Alegre e, em algumas oportunidades, em cidades do interior do Estado. Haverá ainda uma atividade fora do Rio Grande do Sul.

leo voigtoswaldo e publicopalestra publico

Comments are closed.